Procon autua agências bancárias da cidade

Publicado em: 11/10/2018
Procon autua agências bancárias da cidade

As agências do Bradesco da Rua General Osório e do Itaú, na Rua do Imperador, foram autuadas em fiscalização do Procon Petrópolis na terça-feira 09/10. Durante a visita das equipes do órgão de defesa do consumidor foram constatados tempo de espera de 31 minutos no primeiro banco e de 21 no segundo, desobedecendo legislação municipal. É que a Lei Municipal 5.763/2001, estipula aos bancos o período de até 15 minutos para atendimento ao público em dias normais e de 30 minutos em vésperas e pós-feriados.


Durante todo o dia, a equipe de fiscalização esteve em 15 agências bancárias, sendo que 13 delas apresentaram tempo médio de espera de oito minutos. As duas agências autuados, porém, estão na sua primeira reincidência. Ao longo deste ano, o Procon Petrópolis já vistoriou agências bancários no município, com foco nos tempos de fila, mais de 90 vezes.


De acordo com a legislação municipal, a agência é advertida pela primeira vez sem a necessidade de aplicação de multa. Se o caso se repetir, ela é multada em 200 UFPS e se o problema ocorrer outra vez o valor dobra. Após seis fiscalizações, como medida punitiva, o Procon pode suspender o alvará de funcionamento do banco.