Procon de Petrópolis autua agências bancárias

Dez, de 15 agências bancárias fiscalizadas em Petrópolis, foram autuadas por não garantir acessibilidade à população. Durante as ações, os fiscais verificaram se os bancos do Centro e Alto da Serra obedecem às normas técnicas estabelecidas pela ABNT para o real atendimento prioritário. As atividades de fiscalização ocorreram conforme entendimento do Procon e do Ministério Público Federal. A equipe do órgão verificou se as agências incluem caixas especiais tanto no sistema de atendimento normal, quanto de autoatendimento. Também se há rampas ou elevadores para acesso adequado e seguro ao banco. Além disso, checaram se existe mobiliário e guichês adaptados ao atendimento de cadeirante e pessoas com nanismo.
Durante a fiscalização, as irregularidades foram encontradas nas agências do Santander (Paulo Barbosa e Mal. Deodoro), Banco do Brasil (Rua do Imperador), cinco agências do Itaú (na Rua do Imperador e Mal. Deodoro), duas do Bradesco (uma na Rua do Imperador e outra na General Osório).
Após a notificação, as agências têm 10 dias para a defesa. Se deferida, não há multa, mas, caso o argumento utilizado como justificativa não seja aceito, o banco terá que arcar com multa diária de R$ 5 mil, conforme determinação do MPF.