Procon Petrópolis: duas agências bancárias autuadas por tempo de espera em filas

Fiscalização realizada na última terça-feira (02.) pelo Procon Petrópolis, constatou tempo de espera em fila superior a 15 minutos em duas agências bancárias, uma do Itaú e outra do Banco do Brasil, ambos no Centro Histórico. Na fiscalização, a equipe do órgão de defesa do consumidor verificou que o tempo de espera, respectivamente, chegava a 21 e 46 minutos. Ao longo do dia, 16 agências receberam as equipes do órgão.
O tempo médio de espera das outras 14 agências foi de 7 minutos. Desde 2017, incursões aos bancos da cidade realizadas pelo Procon já somam 323 visitas e em 53 casos, o órgão flagrou tempo acima do permitido. Quando a fiscalização flagra a irregularidade por mais de cinco vezes, a agência pode ter seu alvará de funcionamento suspenso até que comprove ter capacidade de atender o que preconiza a legislação.
“Início de mês é sinônimo de fila nos bancos, mas isso não justifica a espera acima do permitido em legislação. Vamos manter a postura firme, porque esses estabelecimentos têm poder econômico suficiente para garantir pessoal necessário para realização do correto atendimento às pessoas”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, lembrando que uma das redes bancárias não era autuada desde novembro do ano passado e só agora, após fechar duas agências na cidade, voltou a ter problemas.
Quem quiser denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon ou pelo WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448.