Programa de Combate ao Assédio Moral - Na era digital, cutuque o assediador e compartilhe essa informação

Estatísticas oficiais e pesquisas científicas indicam que atualmente os bancários são uma das principais categorias vítimas do adoecimento mental. Isso se deve, em grande medida, ao alto nível de exigência por produtividade (metas abusivas) que geram o assédio moral e outros tipos de violência nos locais de trabalho, chamadas de “violência organizacional”.
Assédio moral é a exposição repetitiva e prolongada dos trabalhadores e trabalhadoras à situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
A violência moral no trabalho é identificada por atitudes como, por exemplo: iniciar reuniões amedrontando quanto ao desemprego ou ameaçar constantemente com a demissão e/ou descomissionamento; sobrecarregar de trabalho ou impedir a continuidade do trabalho negando informações; desmoralizar publicamente afirmando que tudo está errado; afirmar que seu trabalho é desnecessário a empresa; rir à distância e em pequeno grupo demonstrando com clareza de quem se trata; desviar função sem justificativa; exigir que faça horários fora da jornada; mandar executar tarefas acima ou abaixo do conhecimento do trabalhador; hostilizar; sugerir que peça demissão por sua saúde; divulgar boatos sobre sua moral.
O Programa de Combate ao Assédio Moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária, tanto dos bancos quanto dos sindicatos. Ele é um importante instrumento para a prevenção dessa prática que tem um efeito nocivo direto na saúde mental dos trabalhadores. Porém, ele só funciona se houver uma efetiva participação de cada bancário(a) nesse processo. O Sinbancários Petrópolis, disponibiliza em sua página na internet, um link para o(a) bancário(a), que estiver passando por uma situação de assédio, fazer sua denúncia. O processo funciona da seguinte maneira: O(a) bancário(a) através da página do sindicato faz um relato denunciando o assédio e fornecendo informações básicas como agência e banco, recebendo ao finalizar um protocolo para acompanhar o andamento da denúncia. O Sindicato recebe essa denúncia e, garantindo e preservando a identidade do(a) denunciante, encaminha ao setor do banco responsável por apurá-la. Esse, por sua vez, tem um prazo de 60 dias para verificar a denúncia e tomar providências, sempre informando ao Sindicato o andamento do processo.
O objetivo principal do programa é:
- A valorização de todos os empregados, promovendo o respeito à diversidade, à cooperação e ao trabalho em equipe;
- A conscientização dos empregados sobre a necessidade de construção de um ambiente de trabalho saudável;
- A promoção de valores éticos, morais e legais.