Projeto de lei proíbe exposição de metas

Tramita na Câmara Federal um projeto de lei (PL 6929/2013) de autoria do deputado federal Artur Bruno (PT-CE), que proíbe as empresas de expor publicamente as metas a serem alcançadas pelos trabalhadores. A iniciativa do PL surgiu a partir de denúncias constantes, principalmente dos bancários, cuja rotina de cobrança faz com que se sintam coagidos, estressados e deprimidos.
Na categoria, a prática termina em assédio moral, o que aumenta o índice de doenças, principalmente de cunho psicológico. A expectativa é de que o projeto seja votado no início de 2014.
A cláusula 36 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) dos bancários dispõe sobre o monitoramento de resultados e proíbe a exposição do ranking individual de metas dos funcionários. Na última campanha salarial foi conquistada a inclusão de um parágrafo que veta o envio de torpedos para cobrança de metas.