Projeto que libera abertura de bancos aos finais de semana volta a tramitar
Os bancários(as) precisam ficar atentos. Embora a extrema direita tenha saído derrotada na eleição presidencial, no Congresso é maioria esmagadora e vai seguir com o projeto para acabar com os direitos dos trabalhadores. É o caso do PL 1043/2019, que permite a abertura das agências sábado e domingo.
O projeto voltou a tramitar e o movimento sindical reforça a necessidade de unidade e pressão da categoria, para conseguir o arquivamento da proposta. A movimentação já começou.
Em reunião com o novo relator do PL, o deputado Paulo Fernando dos Santos (PT/AL), os representantes dos trabalhadores apontaram preocupações como a possibilidade de elevar a cobrança por metas abusivas, sobrecarga de trabalho, assédio moral e sexual, responsáveis por causar mais adoecimento entre os bancários.
Na prática, a proposta só favorece o sistema financeiro, de olho em ampliar os lucros bilionários, ao invés de melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho dos funcionários. Atualmente, clientes e bancários sentem na pele a necessidade de contratação e a abertura de novas agências.
Importante lembrar que a abertura dos bancos no fim de semana já é permitida em casos excepcionais de situações emergenciais, como feiras e eventos de negócios, diante de acordos específicos.