Projeto quer liberar abertura de bancos aos sábados

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 203/2017, do senador Roberto Muniz (PP), revoga o artigo 1º da Lei 4178/62, que proíbe a abertura de bancos aos sábados.
Apresentado na quarta-feira (21/06), o projeto tramitará pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE), Assuntos Sociais (CAS) e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) em caráter terminativo, ou seja, se aprovados pelas comissões não precisarão passar pelo Plenário. Serão encaminhados diretamente à Câmara dos Deputados.
A proposta é mais uma que visa única e exclusivamente retirar direitos dos trabalhadores. “A jornada de trabalho de seis horas e o descanso semanal remunerado aos sábados e domingos é uma conquista da categoria, que manipula grandes quantias de recursos. Quando exercida esta tarefa por muitas horas, o trabalhador fica estafado e sujeito a erros. Os erros são cobrados dos funcionários, que ficam com prejuízo e ainda são dispensados. Isso é que deveria ser observado pelo senador”, explicou o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten.