Quatro bancos concentram o crédito no país

Publicado em: 19/10/2017
Quatro bancos concentram o crédito no país

A concentração bancária segue alta no Brasil. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú Unibanco  detinham, em junho deste ano, 78,65% de todas as operações de crédito executadas por instituições financeiras no país. Em 2007, os bancos tinham 54,6% de todas as operações de crédito. No fim do ano passado, o índice era de 79,16% e ficou em 75,76% ao final de 2015. As organizações financeiras, mesmo longe da crise, visto que acumulam lucros astronômicos a cada semestre, de janeiro a junho de 2017, os quatro bancos lucraram R$ 30,3 bilhões, adotam uma postura de aumentar liquidamente as provisões.


Além disso, os bancos cobram taxas abusivas. Em agosto deste ano, os juros médios das operações de crédito com recursos livres (sem contar BNDES, crédito rural e imobiliário) chegaram a 62,3% ao ano para empréstimos a pessoas físicas.


Modalidades como o cheque especial e o cartão de crédito rotativo seguem como os vilões dos consumidores. Os índices superam os 300% ao ano e estão entre as mais altas do mundo. Sem regulamentação, a exploração não tem limites. Os dados são do Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central.