Queixas contra bancos aumentam 89%
            
            
Os clientes não estão mais calados perante o abuso das instituições financeiras. Segundo informações do Banco Central (BC), as reclamações contra os bancos tiveram alta de 89% em dois anos. As queixas que chegavam a 52,8 mil em 2007, saltaram para 99,8 mil, em 2009.
De acordo com dados do Procon-Ba, o aumento se  deve a dois fatores: a ampliação do acesso de correntistas das classes C  e D e a maior conscientização da população diante dos direitos do  consumidor. Entre as principais reclamações destaque para a proibição da  cobrança de tarifas de renovação cadastral, de abertura de crédito e a  obrigação de oferecer extratos anuais. 
Para evitar problemas, é  consenso no movimento sindical à leitura atenta do contrato e a  comparação com outros bancos. É necessário também saber a quantidade de  serviços gratuitos que o cliente tem acesso por mês como, fornecimento  de cartão de débito, dez folhas de cheques, consultas mediantes  utilização a internet, dentre outros.
Mais comuns
As queixas  mais comuns feitas pelos clientes são de débitos não autorizados, saques  e depósitos divergentes, operações não reconhecidas, problemas nas  centrais de atendimento e dificuldade em encerrar contas. 
Para  reclamar, o correntista deve primeiro ir à agência e falar com o  gerente. Em seguida, fazer queixa na ouvidoria do banco caso tenha  dúvidas do dinheiro do serviço prestado. Por fim, o Banco Central e o  Procon