Quem ganha mais deve pagar mais!

Publicado em: 12/07/2016
Quem ganha mais deve pagar mais!

    Para 77% dos brasileiros é justo cobrar mais impostos de quem tem salários maiores e menos de quem possui remuneração menor. Essa foi a principal conclusão da pesquisa Pulso Brasil, monitoramento mensal do Instituto Ipsos sobre indicadores políticos, econômicos e sociais. O levantamento refere-se ao mês de maio, feito em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, aponta que entre pessoas das classes A e B, 68% consideram a proposta justa, 80% na classe C e 82% na D.

    Para 88% dos entrevistados, o brasileiro paga muitos impostos e o dinheiro não é investido na melhoria de escolas, creches, hospitais e estradas.  A  insatisfação é maior na região Norte (95%), seguida pelo Sul (93%) e Centro-Oeste (89%). Nordeste e Sudeste empatam com 86%.

    Apesar dos dados da pequisa, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem afirmado não descartar, além de um amplo processo de privatizações, o aumento de tributos para tentar retomar o crescimento da economia. As notícias dão conta que um dos “remédios amargos” do governo interino de Michel Temer é o aumento da Cide e do PIS/Cofins, tributos indiretos que incidem sobre consumo e possuem caráter regressivo. Ou seja, quanto mais pobre o contribuinte, mais ele vai pagar.

    Para o economista e professor da Unicamp Eduardo Fagnani, ao invés de elevar impostos indiretos, prejudicando a maior parte da população, seria mais efetivo resgatar a taxação sobre lucros e dividendos, extinta por FHC em 1995. “Se você quiser enfrentar a questão de uma forma correta, basta taxar lucros e dividendos, pois o Brasil é um dos únicos países no mundo que não taxam esses rendimentos. Mas por que não se faz isso? É porque quem paga a conta são os ricos.”