Reajuste salarial chega a 74% em 9 anos

Publicado em: 03/10/2012
Reajuste salarial chega a 74% em 9 anos

Mais uma vez os bancários garantiram avanços importantes na Campanha Salarial, principalmente nos termos da remuneração com o reajuste salarial de 7,5% (aumento real de 2,02%) e a valorização ainda maior do piso, que teve reajuste de 8,5%, ou seja, aumento real de 2,95%.


Pela nona vez consecutiva, a categoria garantiu reajuste salarial acima da inflação. Desta forma, o acumulado desde 2004, primeiro ano da campanha salarial unificada, é de 73,9%. Descontada a inflação do período, que chegou a 57,68% de acordo com o ICV (Índice do Custo de Vida) do Dieese, o aumento real é de 16,22%.


No piso, o ganho é ainda maior. Desde 2004, são 93,25% de reajuste acumulado, o que representa aumento real de 35,57% no salário de ingresso dos trabalhadores. A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) também obteve melhorias.


Os ganhos são resultados da política adotada pela categoria, que vem apostando nos aumentos reais para recompor o poder de compra e elevar a renda dos bancários. Mas, a conquista deste ano é ainda mais significativa por conta da conjuntura política enfrentada pelos trabalhadores. Os bancos têm alegado redução da lucratividade em decorrência da queda dos juros e do risco da inadimplência. O discurso equivocado, no entanto, foi derrotado. Na verdade, as empresas aumentaram consideravelmente as provisões para devedores duvidosos e ainda elevaram as tarifas para compensar a redução dos juros.