Reclamações envolvendo confiança de operação e serviço lideram ranking do Banco Central

No consolidado do segundo semestre de 2014, reclamações envolvendo confiança das operações e serviços ocuparam o topo do ranking de queixas do Banco Central contra instituições financeiras. Segundo a instituição, irregularidades desse tipo somaram 1.915. O segundo lugar ficou com débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, com 1.806 problemas relatados. A terceira principal queixa foi restrição à realização da portabilidade de crédito por recusa injustificada, que somou 1.660. No total, 16.076 reclamações foram registradas contra bancos.
O BMG lidera essa versão semestral do ranking, com índice de 305,41 pontos (694 queixas no período). Esse índice é formado pelo número de reclamações reguladas procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000. O Santander ficou em segundo nessa lista, com índice de 65,36. O ranking segue com Banrisul, com 54,76; HSBC, com 52,54; e Caixa Econômica Federal, com 48,59. Bradesco figura em sexto, com 33,80; BB é o oitavo, com 30,00; Itaú é o nono com 29,48 pontos.