Reforma da Previdência privilegia bancos

A reforma da Previdência que o governo golpista de Temer tenta impor ao brasileiro pode deixar 70% dos trabalhadores de fora do sistema previdenciário. Há outro ponto gravíssimo. A alteração nas regras para aposentadoria só favorece o sistema financeiro.
Com as dificuldades criadas pelo governo para que o cidadão tenha direito a aposentadoria, a tendência é que muitos sejam obrigados a migrar para a previdência privada, enriquecendo ainda mais os banqueiros e fragilizando o sistema público, em um processo de desmonte semelhante ao da educação pública.
O coordenador do Dieese Fausto Augusto Júnior faz o alerta. "A aposta do governo, de fato, não é diminuir o gasto com a previdência propriamente dito, como foi anunciado. A proposta é um processo acelerado de privatização".
Mais grave ainda é desvincular o reajuste das aposentadorias do salário mínimo. É sempre bom lembrar que a redução das desigualdades sociais só foram possíveis graças, em grande medida, à política de valorização do salário mínimo adotada nos últimos anos que, através da Previdência, impactava em todas as regiões do Brasil.