Rentabilidade dos bancos no país é quase o dobro dos 10% na Europa e EUA

Publicado em: 16/11/2012
Rentabilidade dos bancos no país é quase o dobro dos 10% na Europa e EUA

Os bancos continuam ganhando muito dinheiro no Brasil. Os balanços já publicados do terceiro trimestre deste ano revelam que os lucros seguem turbinados. E a alta rentabilidade está atraindo instituições de outros países.


Segundo reportagem publicada na terça-feira, 13/11, pelo jornal Brasil Econômico, os grandes bancos no Brasil estão obtendo um retorno sobre o patrimônio pouco abaixo de 20%. Esse patamar, embora já tenha sido mais elevado, é muito atrativo e se repete nos bancos públicos que lideraram a redução dos spreads. Já na Europa e nos Estados Unidos, essa rentabilidade está entre 9% e 10%, segundo os profissionais ouvidos pelo jornal.


Com essa rentabilidade acima da encontrada em outras grandes economias, o Brasil volta a atrair o interesse de bancos estrangeiros, que querem entrar, ou voltar, para o país. Conforme a reportagem, o suíço UBS, após quase dois anos de espera, deve receber nesta semana o aval do governo para voltar ao país.


O caso mais recente de estrangeiro interessado no Brasil é o holandês ABN Amro. A instituição deixou de operar no país após ser vendido para um consórcio de bancos em 2007, sendo que o Santander ficou com a operação brasileira. Sua volta se dá com a compra da instituição CR2, pela qual desembolsou aproximadamente 25 milhões de euros. Já o BNY Mellon recebeu autorização da autoridade monetária para atuar como banco comercial. Os asiáticos se mostram também como grandes interessados. O coreano Woori Bank recebeu autorização do governo brasileiro para atuar no país e o japonês Mizuho Bank comprou o West LB no Brasil em negócio fechado em julho.


Para atuar no Brasil, os bancos estrangeiros precisam de autorização. Uma forma de encurtar os trâmites burocráticos é comprar uma instituição já em operação.