Reportagem sobre "saidinha de banco" comprova falta de segurança nas agências bancárias

Publicado em: 06/07/2012
Reportagem sobre "saidinha de banco" comprova falta de segurança nas agências bancárias

A edição da última terça-feira, dia 03/07 do Jornal da Record, exibiu uma reportagem da série Cidade com Medo, focando o perigo do crime da "saidinha de banco" que se espalha por agências de todo o país diante da falta de segurança nos estabelecimentos. O vídeo revela como os clientes, usuários e funcionários estão desprotegidos e mostra como algumas quadrilhas agem nos bancos.


O secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr, é um dos entrevistados. Ele critica a falta de privacidade para os clientes na hora do saque, possibilitando que olheiros escolham as vítimas. O dirigente sindical defende a instalação de biombos e divisórias entre os caixas, inclusive os eletrônicos, entre outras medidas.


O vídeo apresenta números de pesquisas nacionais da Contraf-CUT e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV). No ano passado, o levantamento apurou 49 mortes em assaltos envolvendo bancos em todo país, das quais 32 ocorreram em "saidinha de banco". Esse tipo de assalto dobrou em relação ao ano anterior.