Santander demite bancários por falta de CPA10

No dia 19 de setembro, cinco bancários do Santander de Curitiba foram demitidos pelo banco sob a justificativa de não terem apresentado a Certificação Profissional Anbima série 10 (CPA10). Segundo informaram os demitidos, uma carta concedendo prazo de 90 dias foi emitida pelo banco no dia 08 de agosto, porém, só foi entregue aos bancários em 02 de setembro. Pouco mais de 15 dias depois, todos os trabalhadores foram demitidos.
“Há vários meses, estamos negociando e cobrando prazos viáveis por parte do Santander para a obtenção da certificação CPA10 pelos trabalhadores. O banco mesmo já informou que os bancários levam, em média, 35 dias para se certificar. Além disso, o normativo do Banco Central 3.158/2003 estabelece o prazo de até um ano, a partir da contratação ou da ascensão a novo cargo, para a obtenção da CPA”, destaca Denner Halama, representante do Paraná nas negociações com o Santander.
As Secretarias de Saúde e Condições de Trabalho e de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região receberam todos os bancários demitidos e estão acompanhando todos os casos. “Já prestamos todas as informações importantes e, agora, estamos verificando o histórico e as condições de saúde de cada bancário”, resume Vanderleia de Paula, secretária de Saúde. Um ofício questionando as demissões já foi enviado ao Santander e as medidas jurídicas cabíveis em cada caso também estão sendo encaminhadas.