Santander dificulta acesso ao auxílio-doença

Publicado em: 08/04/2019
Santander dificulta acesso ao auxílio-doença

    O slogan do Santander, “O que podemos fazer por você hoje?”, certamente não abrange seus funcionários que precisam de afastamento médico para cuidar da saúde.    Isso porque a empresa tem dificultado ao máximo a possibilidade de trabalhadores buscarem tratamento médico e, para isso, se afastarem das atividades laborais através do INSS.

    A mudança aconteceu nos últimos meses. Um dos documentos para que o trabalhador possa requerer o afastamento, a Declaração de Último Dia Trabalhado (DUT) foi alterado drasticamente, sendo acrescidas informações para o médico do trabalho que vai avaliar o caso. No documento, o banco pede para que o perito do INSS que está com o caso visite as instalações do Santander para verificar que o ambiente é adequado para trabalhar, que não há problemas ergonômicos relativos ao desempenho das funções e ainda traz estatísticas duvidosas de que a maioria dos afastamentos por problemas de saúde mental não tem relação com o trabalho.