Santander é multado em 5,3 milhões de reais

Publicado em: 28/08/2018
Santander é multado em 5,3 milhões de reais

Uma fiscalização do Ministério do Trabalho nas agências do banco Santander na região metropolitana de Belo Horizonte apontou uma série de irregularidades trabalhistas, como cobranças por metas e assédio moral que levam ao adoecimento dos trabalhadores. Durante a ação, os auditores-fiscais do Ministério do Trabalho lavraram 1.350 autos de infração, com multa estimada em 5,35 milhões de reais.


A ação analisou a política de metas adotada pelo Santander e concluiu que elas são abusivas. 


A exposição dos resultados de desempenho dos funcionários com rankings pregados em murais nas agências e divulgados por mensagens de celular causam constrangimentos aos trabalhadores, apontou o Ministério do Trabalho.


Além disso, a exposição dos resultados dos funcionários contraria cláusula da Convenção Coletiva dos Trabalhadores: “No monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados”, diz o documento. A convenção também veda a cobrança de resultados por mensagem no telefone particular do empregado.


De acordo com os auditores-fiscais, as metas são impostas sem a participação dos trabalhadores e exigem ritmo intenso de trabalho para serem alcançadas. Outro problema é que nem sempre o esforço maior implica no recebimento de valores extras. Já a insistência para venda de produtos não atrativos esbarram em questões éticas e morais, por não serem necessariamente o melhor para o cliente. Os trabalhadores vivem o conflito de ter que oferecer produtos que não são interessantes apenas para alcançar as metas.