Santander reabrirá pijama para quem perdeu o prazo de adesão
A medida, que atende reivindicação do movimento sindical, foi anunciada na tarde desta terça-feira, 1º de setembro, durante a entrega da pauta específica e única dos empregados do Santander Brasil (Santander e Real) e será implementada até 30 de outubro deste ano.
A Comissão de Organização dos Empregados entregou na tarde desta segunda-feira, 1º de setembro, a pauta de reivindicações específicas dos funcionários à direção do Banco Santander Brasil, aprovada nacionalmente nas assembléias sindicais realizadas na semana passada.
Diferentemente do ano passado, quando foram firmados aditivos distintos para os funcionários do Santander e do Real, em 2009 será apenas um único documento, já que juridicamente o Real já está plenamente incorporado ao Grupo Santander.
A COE propôs a elaboração imediata de um calendário de negociações. O banco disse que só responderá sobre esta questão na próxima sexta-feira, dia 4, pois seus negociadores alegaram que seguem orientações de que os bancos não discutam pautas específicas concomitantes com a mesa da Fenaban.
Atendendo a reivindicação do movimento sindical, o banco anunciou que reabrirá até 30 de outubro as adesões à cláusula de pré-aposentadoria (Pijama) para os funcionários dos dois bancos que perderam o prazo quando adquiriram os requisitos mínimos.
O banco informou também que estenderá para todos os bancários do Santander Brasil que já completou ou completará 25 anos de empresa no ano de 2009 o pagamento de dois salários a título de prêmio, e assim sucessivamente nos anos seguintes. A extensão do benefício atende a reivindicação do movimento sindical de estender aos bancários do grupo o que fosse mais vantajoso em cada um dos bancos (Santander e Real). As datas de pagamento do prêmio tanto para quem já completou o tempo ou completará, será confirmada na próxima sexta, dia 4.
Outra medida anunciada pelo banco, que atende parcialmente a reivindicação dos empregados, é o pagamento da antecipação do 13º salário para o mês de fevereiro a partir de 2010. A segunda parcela continuará a ser paga em dezembro.