Saúde Ocupacional: Ergonomia e prevenção à LER/DORT

Publicado em: 29/03/2016
Saúde Ocupacional: Ergonomia e prevenção à LER/DORT

A ergonomia é a ciência relacionada à interação dos seres humanos e outros elementos de um determinado sistema, elaborando e aplicando teorias, princípios, dados e métodos a fim de facilitar e estimular o bem-estar humano, ou seja, a ergonomia visa apresentar as melhores formas do homem interagir com um ambiente, garantindo o seu conforto e, principalmente, sua saúde.


A LER, Lesão por Esforço Repetitivo, é um termo designado a um conjunto de enfermidades que atingem diretamente os músculos, nervos e tendões, provocando irritações e inflamações. A má postura, estresses e pressões psicológicas contribuem para a aparição da LER.  Estas mesmas regiões e causas são características também da DORT, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A Tendinite é a doença relacionada a LER ou DORT mais comum. No Brasil, a LER e DORT são consideradas doenças ocupacionais e, portanto, equivalente a um "acidente do trabalho" e, como tal, sua ocorrência deve ser reportada aos órgãos competentes.


Tudo começa com uma dor crônica sem explicações claras através dos exames. Então, o médico busca dados por meio da história clínica do paciente, levando em consideração suas atividades no trabalho. Feito isso, analisa com os resultados dos exames complementares como radiografias, ecografias, eletroneuromiografia, ressonância magnética, condições reumáticas e exames laboratoriais. Após o diagnóstico, inicia-se o tratamento. Além de algumas mudanças de hábito, sobretudo no trabalho, o tratamento é demorado e depende da cooperação do paciente.


LER e DORT estão diretamente relacionados aos bancários(as) e  seu ambiente e condições de trabalho. Muitos bancos podem tentar fugir da responsabilidade minimizando o problema.