Seminário aprova proposta de fim do teto de contribuição da CEF
Uma das principais propostas aprovadas no Seminário Estadual sobre o Saúde Caixa, realizado no último sábado (8), virtualmente, foi o fim do teto de contribuição da Caixa Econômica Federal (CEF) para o plano de saúde, com o retorno do modelo de custeio 70/30, somente das despesas assistenciais. O evento foi organizado pela Federação Estadual das Trabalhadoras e Trabalhadores do Ramo Financeiro (Federa-RJ).
Todas as propostas serão levadas para debate no Seminário Nacional, que acontece no próximo dia 22 de julho e encaminhadas às discussões com o banco sobre o acordo aditivo referente ao Saúde Caixa que vence este ano, se configurando como um dos principais problemas que afetam o pessoal da Caixa.
Além dos pontos aprovados, foram eleitos os delegados que representarão o Rio de Janeiro no seminário nacional. O presidente do Seeb-Teresópolis, Claudio Mello, representou a Federação, e parabenizou a organização do encontro feito pelo diretor do Seeb-Rio, Rogério Campanate, membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE), e mostrou preocupação para propor soluções para resolver o problema do plano de saúde.
“É necessário que todos os trabalhadores e funcionários da Caixa façam esse debate para chegar num acordo que seja benéfico para todos”, afirmou Cláudio Mello. Participaram, da mesa de trabalho do seminário, também, a presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso e o representante dos empregados no GT Saúde Caixa, Sérgio Amorim.
O médico Albucacis de Castro, especialista em clínica médica, terapia ocupacional e assessor da CEE, fez a palestra de abertura do evento, em que falou sobre a experiência da última negociação do Saúde Caixa.