Seminário internacional em defesa dos bancos públicos

Publicado em: 15/07/2015
Seminário internacional em defesa dos bancos públicos

    O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, o secretário-geral, Carlos Souza, e o secretário de Relações Internacionais da confederação, Mario Raia, participaram ontem, terça-feira (14) da abertura do seminário da Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos, em Lima, no Peru. O encontro será encerrado na quinta-feira (16).

    A Aliança foi lançada durante reunião da Uni América Finanças, em dezembro do ano passado, em Buenos Aires, na Argentina. Uma das resoluções do encontro foi a realização de um seminário internacional para aprofundar a discussão sobre a função estratégica dos bancos públicos na promoção do desenvolvimento econômico e social no continente. O objetivo da Aliança é fortalecer a luta em defesa do emprego, dos direitos dos trabalhadores e dos povos da América Latina.

    No encerramento, amanhã 16/07, haverá uma mobilização com os participantes e sindicalistas peruanos contra a privatização do Banco da Nação, que está sendo encaminhada pelo governo do presidente Olanta Humala. Para o secretário da Contraf-CUT Mario Raia, os bancos públicos precisam se preocupar com o fomento das regiões onde atuam "e estar presentes nos lugares mais remotos, para que todos tenham acesso e direito aos serviços bancários".