Servidores públicos podem perder estabilidade

Publicado em: 07/08/2019
Servidores públicos podem perder estabilidade

Um projeto de reforma da administração pública do atual governo coloca em risco os empregos de milhares de servidores públicos em todo o país.


A reestruturação, que está em estudo no Ministério da Economia, deve acabar com a estabilidade dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal, garantida pela Constituição e ainda abrir caminho para demissões e terceirização de serviços públicos. Com a desculpa de que é necessário modernizar e “tornar mais eficiente” a prestação de serviços, o governo pretende fazer mudanças que prejudicam não somente os trabalhadores(as), mas também toda a sociedade.


Só quem ganha com isso é a iniciativa privada, pois quando um servidor é demitido, um terceirizado, com menor qualificação é contratado, privilegiando dessa forma o setor empresarial, que paga menos e precariza as condições de trabalho. O governo argumenta que é necessário enxugar a máquina do Estado para economizar e no fim, o Estado vai gastar mais contratando empresas terceirizadas e, como sempre neste governo, a medida vai beneficiar empresários, nunca os trabalhadores.