Setembro amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Durante o mês de setembro, em todo país, será realizada a campanha Setembro Amarelo, que visa chamar atenção da população para o tema do suicídio e como preveni-lo.
O assédio moral adoece e mata. Os bancários sabem disso. A categoria é a terceira em número de suicídios no país, atrás dos policiais e médicos. Uma realidade perversa e pouco conhecida pela sociedade.
Dados revelam que, se antes os trabalhadores eram afastados em decorrência das LER/Dorts, hoje o assédio é o principal motivo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. O mais preocupante é que muitas pessoas não conseguem identificar que a depressão é uma doença grave que, se tratada corretamente, tem cura. Tendo em vista que uma das estratégias mais eficazes para combater o suicídio é o diálogo, o qual abre chances para que a possível vítima receba o tratamento psicológico e/ou psiquiátrico adequado.
No Brasil, a campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).