Setembro Amarelo no Ramo Financeiro

Publicado em: 17/09/2024
Setembro Amarelo no Ramo Financeiro

Setembro Amarelo é uma campanha anual de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Nela, é enfatizada a importância de se buscar ajuda profissional, como de psicólogos e psiquiatras, para lidar com problemas de saúde mental.

O suicídio é um problema de saúde pública sério e todos podem desempenhar um papel na sua prevenção, oferecendo apoio, ouvindo e sendo empáticos com aqueles que estão passando por momentos difíceis. Se você ou alguém que você conhece está em crise ou precisa de ajuda, não hesite em buscar ajuda profissional ou ligar para um serviço de prevenção ao suicídio. No Brasil, o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) é 188.

Na categoria bancária, a gestão dos bancos, com a pressão por resultados, tem gerado grande número de adoecimento psíquico, com alta incidência de suicídios. De acordo com a Consulta Nacional feita junto aos trabalhadores no ramo financeiro entre os meses de abril e junho deste ano, 40,2% dos respondentes estavam em acompanhamento psiquiátrico no momento da pesquisa. É um percentual alarmante, que ressalta a necessidade urgente de enfrentar o adoecimento psíquico no setor.

A Consulta Nacional também revelou que a cobrança excessiva por metas resulta em preocupação constante (67%), cansaço e fadiga constante (60%), desmotivação (53%), crises de ansiedade e pânico (47%) e dificuldade de dormir (39%), afetando a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Levantamento do Dieese, com base em dados do INSS e da RAIS, mostra ainda que a categoria bancária foi responsável por 25% de todos afastamentos acidentários, relacionados à saúde mental, em 2022.

Mudar Gestão – Acabar com as Metas Abusivas e com o Assédio Moral

O ambiente de Trabalho no ramo financeiro é frequentemente marcado por fatores que podem contribuir para o adoecimento psíquico dos trabalhadores. O alto nível de demandas, a pressão por metas, as longas jornadas, a competição e a falta de reconhecimento, são alguns deles.

É de extrema importância reconhecer situações de pressão por resultados, assédio e depressão, pois elas podem afetar gravemente a saúde mental e emocional dos funcionários. Se você ou alguém está enfrentando esses problemas, considere tomar as seguintes medidas:

Documente a situação: Mantenha um registro detalhado de incidentes, datas e pessoas envolvidas. Isso pode ser útil caso você precise apresentar uma queixa ou buscar ajuda posteriormente.

Procure apoio externo: Considere buscar apoio psicológico ou psiquiátrico para lidar com os efeitos da depressão. Um profissional de saúde mental pode ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento e oferecer suporte emocional.

Informe-se sobre a lei: Conheça seus direitos e as leis trabalhistas. Há regulamentações que protegem os trabalhadores contra o assédio e a pressão excessiva de trabalho.

Denuncie ao sindicato: Se a situação persistir e você acreditar que seus direitos estão sendo violados ou que a empresa não está tomando as medidas necessárias, entre em contato com o sindicato. Iremos oferecer orientações e representação legal.