SindBancários Petrópolis faz ato no Itaú
O SindBancários Petrópolis realizou, na manhã dessa segunda-feira (03/06), um ato no Itaú, agência 9078, por conta do descaso do banco com seus funcionários, clientes e usuários.
O banco fechou diversas agências recentemente e demitiu inúmeros funcionários, ao mesmo tempo que assumiu a folha de pagamento dos servidores da prefeitura. Fatos que resultaram em longas e demoradas filas, que podem ser vistas diariamente. Além da falta de respeito e descaso do banco com seus clientes e usuários, que passam horas nas filas, muitas delas ao relento, do lado de fora das agências, isso tem causado uma imensa sobrecarga de trabalho nas bancárias e bancários que precisam atender mais, com menos.
“O Itaú pagou mais de 20 milhões pela folha salarial dos servidores da cidade. São 14 mil novos clientes para serem atendidos pelos poucos funcionários. Para piorar, só aqui em Petrópolis o banco fechou 4 agências, entre elas a mais antiga da cidade”, disse Sávio Barcellos, presidente do SindBancários Petrópolis e funcionário do Itaú.
No primeiro trimestre de 2024, o Itaú Unibanco apresentou um lucro líquido recorrente gerencial de R$ 9,771 bilhões, aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado e um crescimento de 3,9% em comparação com o trimestre imediatamente anterior.
Apesar do lucro recorde, é importante destacar que, além dos fechamentos de agências, houve encerramentos de postos de trabalho. Ao final do primeiro trimestre de 2024, o banco Itaú contava com 85.936 empregados no país, registrando o fechamento de 3.561 postos de trabalho em doze meses. Segundo o relatório divulgado pelo banco, essas medidas resultaram em uma diminuição de 5,1% dos seus empregados no Brasil em um ano.
É importante salientar que os clientes e usuários têm seus direitos e merecem respeito. Existe uma lei municipal (nº 5.763 de 12/01/2001) que obriga as agências bancárias a atenderem em até 15 minutos em dias normais e em até 30 minutos em vésperas de feriado ou após feriados prolongados. “É essencial que os clientes façam a sua parte e registrem suas reclamações no PROCON, na ouvidoria do banco e no Banco Central. Só assim o Itaú tomará uma providência”, concluiu Sávio.