SindBancários Petrópolis faz manifestações no Bradesco e Itaú-Unibanco, motivo: demissões em massa

Publicado em: 22/12/2022

Diretores do SindBancários Petrópolis fazem hoje, 22/12 manifestação nas principais agências dos dois maiores bancos privados do Brasil, Bradesco e Itaú-Unibanco, motivo: demissões em massa.

O Bradesco está demitindo funcionários em níveis escandalosos. De janeiro até agora, foram demitidos 498 bancários e bancárias nas áreas de atuação dos Sindicatos dos Bancários de Campos, Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Sul Fluminense e Teresópolis. Nestas seis regiões, a média foi de 1,36 trabalhador demitido por dia, ou 41,5 demissões por mês.

O lucrou do Bradesco entre janeiro e setembro de 2022 foi mais de R$ 19 bilhões, valor que é fruto do trabalho duro dos bancários e bancárias. Mas, apesar destes resultados, retira dos trabalhadores seu meio de sustento.

Já o Itaú-Unibanco, mesmo atingindo um lucro líquido de R$ 23,118 bilhões, nos primeiros nove meses de 2022, alta de 17,2% em relação ao mesmo período do ano passado, não para de demitir.

Nos sindicatos filiados à Federa-RJ, as dispensas se concentraram em novembro e já somam 53 demissões e preocupam, principalmente nas bases menores.

Com o fim da obrigatoriedade de homologar dispensas nos sindicatos, nem sempre os dirigentes sindicais estão a par da quantidade exata de dispensas. Ainda não é possível perceber se há algum fator em comum entre todas estas dispensas. Mas o fato é que o Itaú está investindo pesado em tecnologias que provocam cortes de postos de trabalho. E, caso algumas das posições em aberto sejam mantidas, é flagrante que o banco se utiliza da rotatividade para reduzir os salários.

O que causa indignação é o fato dos dois maiores bancos no Brasil, demitirem em massa, principalmente quando seus balanços mostram uma alta lucratividade, que não justifica tal atitude.