Temer quer anunciar privatização da Caixa

Para o governo neoliberal, a única saída para reestruturar a economia brasileira é a privatização das estatais. A Caixa é um dos alvos. De acordo com informações divulgadas pelo Relatório Reservado, o governo teria a intenção de anunciar privatizar o banco, importante para o desenvolvimento do país, e faria o anúncio no final do ano, logo após a privatização da Eletrobras.
O banco público tem papel estratégico. Além de liderar a concessão de crédito habitacional no país, a Caixa é responsável pelo pagamento de benefícios e programas sociais aos brasileiros. Em 2016, foram pagos R$ 242,1 bilhões apenas no que se refere aos direitos dos trabalhadores. Mais de 355 mil cidadãos recebem no banco o programa Minha Casa Minha Vida, em um total de R$ 41,4 bilhões.
O governo aplica um projeto neoliberal, cujo objetivo é entregar o patrimônio público ao grande capital estrangeiro. Se a onda de privatizações, efetivamente voltar, será o fim do bem-estar social e da estabilidade política. Um retorno aos anos 1990, quando houve aumento do desemprego, a economia desacelerou e as desigualdades sociais cresceram. A lógica de privatização é prejudicial a todos os brasileiros. A intensificação da luta contra as políticas neoliberais é necessária. A população precisa resistir e defender as estatais, que pertencem ao Brasil.