Temer quer vender o que não lhe pertence

Publicado em: 04/09/2017
Temer quer vender o que não lhe pertence

O projeto neoliberal do governo prevê a entrega do que não lhe pertence, as riquezas nacionais à iniciativa privada. Temer quer dar andamento ao plano de Fernando Henrique Cardoso (1995/2002), de radicalizar e fazer com que o Estado atenda à lógica do capital.


Temer anunciou a privatização de quase 60 estatais. Quer tirar dos brasileiros o patrimônio público para agradar o mercado. O pacote entreguista inclui a administração de 14 aeroportos, 11 lotes de linhas de transmissão, 15 terminais portuários, além da Eletrobras e da Casa da Moeda do Brasil.


O plano de privatizar tudo o que puder faz com que empresas estratégias brasileiras passem a ser regidas e controladas pela visão capitalista, exclusivamente mercadológica. As consequências são graves, como a desnacionalização, precarização das condições de trabalho, aumento de preços e tarifas, desemprego e perda de receita do Estado.


Avesso à democracia, Temer se recusa a discutir as medidas com a sociedade. Nada de audiências públicas nem consulta à população. Na verdade, o presidente acha que é o dono do Brasil e quer vendê-lo a qualquer preço.