Trabalhadores e entidades representativas vão intensificar esforços contra o PLS 555

Publicado em: 16/11/2015
Trabalhadores e entidades representativas vão intensificar esforços contra o PLS 555

Foi realizado na quinta-feira, 12/11, em Brasília (DF), o Debate sobre o Estatuto das Estatais - PLS 555/2015. O evento, que ocorreu no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, foi organizado pela Fenae, com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da CSP Conlutas, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Federação Nacional dos Portuários.


Logo na abertura, o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, lembrou que a proposta está tramitando sem que tenha ocorrido uma discussão com os trabalhadores e a sociedade. “Nós queremos debater o projeto, pois trata-se de uma grande ameaça à Caixa, ao BNDES, à Petrobras, aos Correios e a outras empresas públicas federais, estaduais e municipais. Graças à nossa mobilização inicial, evitamos a votação em regime de urgência. É preciso, no entanto, intensificar os esforços contra a proposta”, afirmou.


Ameaças – Desde o começo do ano o movimento sindical está mobilizado na defesa da caixa 100% pública. Essa não é a primeira ameaça que paira sobre o banco estatal. Ainda no final de 2014 circularam na imprensa rumores de que o banco seria privatizado. Após uma intensa mobilização capitaneada pelo movimento sindical que contou com forte adesão dos trabalhadores, o governo, por meio da sua presidenta Miram Belchior e do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciaram a permanência da instituição nas mãos do Estado.