Trabalhadores vão às ruas pela redução dos juros

Publicado em: 21/03/2023
Trabalhadores vão às ruas pela redução dos juros

Nesta semana o Copom (Comitê de Política Monetária), do BC, se reúne na terça (21) ou quarta-feira (22) para decidir se diminui, mantém ou eleva inda mais os juros.

O Brasil já possui os maiores juros do planeta e a política do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de continuar com a política de níveis elevados, que em nada contribui para o combate à inflação e inviabiliza ainda mais a retomada do crescimento econômico, tem sido criticada por trabalhadores, economistas e até empresários.

A situação chegou ao cúmulo de bancos, como Bradesco e Itaú, e outros, suspenderem o crédito consignado aos aposentados do INSS após o governo Lula baixar as taxas para esta modalidade de empréstimo bancário de 2,14%  para 1,70%. E o pior: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil também seguiram a cartilha do setor privado, tomando a mesma medida, o que aumentou ainda mais a indignação da sociedade.

A Justificativa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), que divulgou nota, dizendo que “a redução dos juros faz com que os bancos não tenham condições de arcar com despesas da captação de clientes”, é o fim da picada. No ano passado, os bancos faturaram R$92,2 bilhões, resultado 6,3% maior do que em 2021, enquanto que outros setores amargam prejuízos após a pandemia e com o agravamento da crise nos últimos quatro anos.

Os juros nas alturas não prejudicam apenas a população. Empresas do setor produtivo, como a indústria e o comércio, também penam com o crédito mais caro do planeta e querem a redução das taxas praticadas pelos bancos.

Por tudo isso, chegou a hora de o povo se unir e exigir juros mais baixos. No Rio haverá uma passeata até à sede do Banco Central, na Presidente Vargas, no Centro, com concentração a partir das 17h, na Candelária. A campanha será com manifestações nas ruas, mas também nas redes sociais, a partir das 9h, no mesmo dia, com a hasthag #JurosBaixosJá.

Os diretores do SindBancários Petrópolis Marcos Alvarenga, Claudia Botelho, Sávio Barcellos e Luis Rosa participam do ato representando nossa entidade.