Vem aí a Eleição para Delegado Sindical do BB

Publicado em: 30/04/2013
Vem aí a Eleição para Delegado Sindical do BB

O Sindicato dos Bancários de Petrópolis realizará, no próximo dia 14 de maio de 2013, a eleição para Delegado Sindical do Banco do Brasil. As inscrições estarão abertas do dia 6 a 10 de maio e poderá se candidatar o funcionário do banco que tiver mais de 06 (seis) meses de sindicalização e, pelo menos, 24 (vinte e quatro) meses de exercício da profissão ininterruptos. O mandato é de 1 (um) ano e a posse será realizada no dia 22 de maio (o Edital de Convocação para a Eleição estará afixado nos murais das agências durante todo o processo eleitoral).


Os sindicatos contam com um número limitado de bancários em suas diretorias eleitas pela base sindical. Em geral, os sindicatos têm poucos dirigentes liberados para acompanhar, organizar e representar milhares de bancários de várias empresas. Os delegados sindicais são um importante instrumento organizativo dos sindicatos. Na categoria bancária, que tem uma convenção coletiva nacional e aditivos por bancos, o papel principal de um representante do sindicato e dos colegas nos locais de trabalho é acompanhar o cumprimento dos direitos trabalhistas, da convenção e do aditivo da categoria, bem como o de levar as demandas e os problemas locais ao sindicato e trazer as informações sindicais para os seus colegas de trabalho. Ele é a referência no local para associar e conscientizar os trabalhadores para se apropriarem de seus direitos e atuarem junto ao sindicato na manutenção e ampliação das conquistas e de melhores condições de trabalho.


“O direito de eleger representantes para nós, bancários do BB, é uma conquista que deve ser aproveitada. Somos aproximadamente 140 bancários e bancárias distribuídos em seis dependências, sendo que uma delas é uma das cinco maiores agências do estado. Aumentar a representatividade desses colegas é essencial para garantirmos nossos direitos e nossas conquistas. Só assim teremos condições de ter um ambiente profissional com melhores condições de trabalho, onde poderemos realizar nossas atividades com mais conforto, tranquilidade, respeito e dignidade”, disse o funcionário do BB e diretor do sindicato, Marcos Alvarenga.