Vereadores propõem mudanças no texto do PL para restringir a dupla função de motoristas

Publicado em: 18/02/2019
Vereadores propõem mudanças no texto do PL para restringir a dupla função de motoristas

Enquanto o projeto de lei que acaba com a dupla função dos motoristas de ônibus segue sem data para votação na Câmara Municipal, vereadores se mobilizam para propor alterações na Lei 7.243/2014, que proíbe a dupla função em coletivos com capacidade superior a 40 passageiros, em veículos do tipo Executivo, micro e mini-ônibus. O novo texto proposto deve extinguir a dupla função em todos os veículos, com exceção dos ônibus executivos e com tarifas diferenciadas.


Na última semana, vereadores se reuniram com representantes do Sindicato dos Rodoviários, que apresentaram uma carta do presidente da instituição, Edson Oliveira, na qual foram listadas algumas atribuições dos motoristas que estariam prejudicadas com a ausência dos cobradores nas viagens. Além disso, segundo o sindicato, são 628 profissionais que atuam na função de cobradores no município.


Desde 2014, porém, cerca de 70 profissionais perderam os empregos com a substituição da frota por veículos com menor capacidade de passageiros, o que, pela lei, permitiria a dupla função. Porém o  Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) argumenta que muitos profissionais foram capacitados e transferidos para a função de motorista.