Você sabia? - A CCT é fruto da unidade nacional dos bancários

Publicado em: 05/07/2018
Você sabia?   -   A CCT é fruto da unidade nacional dos bancários

Em abril de 1992 os bancários lançaram uma campanha nacional de emergência por causa da alta velocidade das perdas salariais provocadas pela explosão inflacionária, que naquele ano chegaria a 1.149%.


A minuta mínima unificada apresentada à Fenaban pela então Executiva Nacional dos Bancários reivindicava, entre outras coisas, reajuste mensal de salário com base no ICV do Dieese, reposição das perdas e aumento real de 26% a título de aumento da produtividade. Também incluía importantes bandeiras para preservar o emprego, entre elas a ampliação do horário de atendimento ao público das 9h às 17h, com dois turnos de trabalho.


Na campanha de 1992, os bancários conquistaram avanços importantes, como aumento real de 5%, recomposição bimestral de parte da inflação (quebrando a política salarial da época), ampliação do auxílio-creche de 72 para 83 meses, unificação do auxílio-alimentação, comissão para a segurança bancária. Mas, a mais importante conquista foi a CCT (Convenção Coletiva Nacional de Trabalho), assinada pela CNB-CUT, por sete federações e 120 sindicatos, que representavam mais de 85% da categoria. A partir de então, os bancários passaram a ter uma Convenção Coletiva Nacional, um instrumento legal, resultado de décadas de luta, que garante os mesmos direitos a todos os trabalhadores da categoria em todo o país.