Vídeos

Apresentação da Campanha Nacional 2024

Com mensagens simples e objetivas, campanha foca na reconstrução da confiança e na união dos bancários pela valorização da história de luta e conquistas da categoria. Apresentada no último dia da 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada em São Paulo, entre os dias 7 e 9 de junho de 2024, as peças da arte da Campanha Nacional 2024, destacam a importância da participação de cada federação, sindicato e, especialmente, de cada bancária e bancário para o sucesso da campanha, alinhada ao lema da conferência: "Futuro se faz juntos!". A campanha deste ano enfatiza que as conquistas dos bancários, tanto individuais quanto coletivas, são resultado de lutas coletivas e desafios vencidos por todos.

Qual a sua prioridade?

Bancários e bancárias vocês já responderam a Consulta Nacional? Assista ao vídeo, responda e aponte suas prioridades. A Campanha Nacional é construída coletivamente com ajuda de todos vocês. Vamos juntos(as) por mais direitos e conquistas para todos nós!

Banco Digital sem direitos? Como assim?

O desfecho da campanha “Banco Digital sem direitos? Como assim?”.

Banco digital: pior que Uber?

“Banco está pior do que Uber?”. O objetivo é dizer não a “uberização” porque basta andar pelas ruas do Rio pra constatar: as agências bancárias estão acabando e os empregos desaparecendo. Só em 2023, foram fechados 1.156 postos de trabalho da categoria bancária no estado. Para os clientes, é o fim do atendimento humanizado. Além do atendimento eletrônico, restam os bancos virtuais, as chamada Fintechs. Um conceito moderno, mas que esconde o fim dos direitos para bancários como FGTS, férias e 13º. Mais do que isso: quem trabalha em um banco digital ainda paga taxa pra acessar a carteira de clientes. “Banco está pior do que Uber!”.

Teletrabalho: uma conquista do movimento sindical bancário

A Contraf-CUT e outras entidades de representação da categoria se mobilizaram para negociar com os bancos esta conquista. Ainda em março de 2020, no início da pandemia da COVID-19, a categoria começou a ser consultada para a tomada de medidas necessárias. Foi então que foi instituída a mesa permanente "COVID-19", com mais de 50 rodadas de negociações.

Live - Dúvidas sobre o PDV da Caixa

Na segunda-feira, 04/03/2024, teve início as adesões ao novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV) da Caixa Econômica Federal. Para esclarecer os empregados, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) realizou uma live com a participação dos diretores da entidade, Leonardo Quadros (Saúde e Previdência) e Rita Lima (Assuntos de Aposentados e Pensionistas); o diretor de Benefícios da Funcef, Jair Ferreira; e a advogada Laís Carrano.

Bate-papo sobre o lucro e PLR da Caixa

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), junto de dirigentes sindicais e um técnico do Dieese, realizaram uma live no dia 28/02, para falar sobre o balanço da Caixa e os valores a serem pagos a título de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR).

Live que esclarece a proibição da demissão imotivada

A presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, o advogado José Eymard Loguercio, do escritório LBS Advogados e Advogados, a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, Fernanda Lopes e a ex-coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara, explicam a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considera ilegal a demissão sem motivação de empregados públicos concursados. A decisão alcança trabalhadores concursados de empresas públicas e sociedades de economia mista, como o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, Petrobras e Eletrobras.

2024 é ano de negociação dos bancários e bancárias!

2024 é ano de negociação dos bancários e bancárias! Vamos mais uma vez a luta para manter os direitos conquistados e avançar em novas conquistas!

Reforma tributária: Pra entender mais fácil

Vídeo no estilo live painting facilita a compreensão das propostas de reforma tributária.

CUT 40 anos: formando novas gerações para o futuro do movimento sindical

No dia 28/08/2023 a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completou 40 anos formando dirigentes e criando caminhos para a organização da classe trabalhadora. A luta pelos direitos começa pelo entendimento do que é o movimento sindical e de como fazer chegar aos trabalhadores e trabalhadoras as estratégias e formas de articulação, negociação e luta, junto a empresas e governos por melhores condições de trabalho e de vida. É preciso saber liderar e ter o conhecimento de que a política ligada à economia do Brasil e do mundo impactam diretamente na vida das pessoas para o bem e para o mal e, que por isso sem formação, organização e mobilização, a luta da classe trabalhadora será em vão.

25ª Conferência Nacional dos Bancarios(as)

São várias conquistas em todos esses anos! Essa é a categoria bancária, sempre com a unidade forte.

Você sabe o que o sindicato faz por você?

A nossa luta é muito mais que uma luta sindical. Além de brigar por você nos campos político, econômico, social e trabalhista, os sindicatos se dedicam a muitas outras ações sociais e solidárias, com o objetivo de promover a melhoria na vida de trabalhadores e trabalhadoras, em todos os âmbitos possíveis de atuação. Sempre com respeito as convicções políticas, religiosas, filosóficas e ideológicas. É assim que surge o conceito de Sindicato Cidadão, um sindicato de atuação ampla junto as massas, que busca construir uma sociedade justa e democrática. E mostra a sua força, não apenas no local de trabalho, mas na sociedade como um todo. Seja você trabalhadora ou trabalhador, sindicalizado ou não, de empresas públicas ou privadas, ativos e inativos, na cidade ou no campo, saiba que sempre pose contar com a gente. Afinal, se é importante para a sua vida, é uma luta da CUT".

Federa 2 anos

A Federa-RJ está completando dois anos. Nesse pouco tempo, escrevemos, na união dos sindicatos filiados, uma história marcada pela defesa da categoria bancária, de direitos e da democracia, como mostra nossa retrospectiva. Sigamos juntos/as para construir uma Federação cada vez mais forte e vibrante.

FGTS: PROTESTO INTERRUPTIVO DE PRESCRIÇÃO

Visando assegurar o direito individual dos bancários, especificamente quanto à prescrição, o SindBancários Petrópolis realizou procedimento judicial de PROTESTO INTERRUPTIVO DE PRESCRIÇÃO, com isso, em tese, fica preservado o direito dos bancários qu

Trabalhador em Foco - Tema: Ética no trabalho

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Lei Maria da Penha

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Conjuntura Política

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Situação Análoga à Escravidão

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Contratos

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Estabilidade no Trabalho

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Salário Família

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Adicionais

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Acordos e Convenções

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Caixa Econômica Federal

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Violência Doméstica

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Grito dos Excluídos

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Fim da Ultratividade

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Reflexos da Greve Geral

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Greve Geral

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Campanha salarial bancários 2016

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Maio Amarelo

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Dia Internacional da Mulher

Tercerizado: Um Trabalhador Brasileiro

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Plebiscito Popular

Programa Trabalhador em Foco - Tema: Maio Amarelo

O MOVIMENTO MAIO AMARELO O Movimento MAIO AMARELO nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a so

Maio Amarelo

O Movimento MAIO AMARELO nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção

Todos contra a Terceirização

O Movimento Humanos Direitos (MHUD) uniu-se à Anamatra na luta contra o Projeto de Lei nº 4.330/2004, que regulamenta a terceirização no Brasil. Diversos atores que participam do Movimento gravaram vídeos, sem cobrança de cachê, contra a proposta leg

Greve dos Bancários - 2013

Greve dos Bancários de Petrópolis no ano de 2013

Ato pela aprovação do Projeto de Lei 3213/2010 (Previ Banerj)

Aconteceu no último dia 21/08, as 11 horas, um ato de rua em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado, dos ex-funcionários do extinto banco Banerj para pressionar o governador Sérgio Cabral à sancionar sem vetos a lei que permitirá o re

Jantar Dançante - Dia Internacional da Mulher

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no Espaço Fênix

Campanha Nacional dos Bancários - Paralisação no Itaú

Durante a manhã do dia 03/09, as atividades de doze agências bancárias do Itaú Unibanco, localizadas no Centro, Corrêas e Itaipava estiveram paralisadas até às 11:00 horas. Na última quinta-feira, dia 30, o Departamento Intersindical de Estatísti

Lançamento da Campanha Nacional dos Bancários de 2012 em Petrópolis

Durante toda a última segunda-feira (13), o Sindicato reivindicou os direitos da categoria em frente a agências da cidade. Lançando a campanha salarial com o tema “chega de truques, banqueiro”.

Dia Nacional de Luta - Itaú Unibanco

Para denunciar como o Itaú Unibanco pisa na bola com os trabalhadores, foi realizado no dia 23/05, um Dia Nacional de Luta, com protestos nas agências do banco em todo o país, reivindicando contra as demissões, a alta rotatividade, o assédio moral, a

Manifestação no Itaú Unibanco

O banco apresentou lucro recorde de R$10,940 BILHÕES entre os meses de janeiro e setembro deste ano, alta de 15,9% comparado ao mesmo período do ano passado. Mesmo com o lucro recorde Itaú Unibanco demite em todo o país.

Campanha Nacional dos Bancários 2011

Manifestação do sindicato no dia 06 de setembro nas principais agências do Santander, Itaú Unibanco e HSBC.

Um Dia de Bancário

Relato de como é um dia na vida de um bancário. Metas, stress, assédio moral, sobrecarga de trabalho e etc.

Entrevista Luiz Claudio à TV Adonai

Entrevista do Presidente do Sindicato dos Bancários de Petrópolis, Luiz Claudio Rocha no dia 27.09 para TV Adonai. Esclarecimento à população referente a proposta da FENABAN

12ª Conferência Nacional dos Bancários

Carlos Cordeiro - Presidente da Contraf-CUT

Flagrante em vídeo: Racismo em porta de banco

O Núcleo Audiovisual do Circo Voador realizou um vídeo (abaixo) que está correndo a Internet com um flagrante inegável do racismo nas portas dos bancos. Um produtor cultural que atua no Circo, branco, dirigiu-se à agência Lapa do Itaú com uma bolsa o

Dia de Luta: HSBC em Luto (Parte 2)

Manifestação na porta da agência do HSBC agência Petrópolis.

Dia de Luta: HSBC em Luto (Parte 1)

Manisfestação na porta da agência Petrópolis

Depoimento do Presidente da Contraf, Carlos Cordeiro

Presidente da Contraf-CUT fala da greve nacional dos bancários

Festa do Bancário 4 - 2009

Confraternização dos bancários de Petrópolis, no SESI no dia 29/08/2009.

Festa do Bancário 3 - 2009

Confraternização dos bancários de Petrópolis, no SESI no dia 29/08/2009.

Festa do Bancário 2 - 2009

Confraternização dos bancários de Petrópolis, no SESI no dia 29/08/2009.

Festa do Bancário 1 - 2009

Confraternização dos bancários de Petrópolis, no SESI no dia 29/08/2009.

11ª Conferência Nacional dos Bancários

Carlos Cordeiro - Presidente da Contraf-CUT

asd

asd